Psicanálise Clínica

Buscando a ajuda do psicanalista, você busca ampliar o seu autoconhecimento, compreender suas angústias, pensamentos e ações e, assim, trabalhar seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida. Neste modo, o psicanalista trabalha com as emoções e sentimentos do indivíduo, auxiliando-o a evoluir seu inconsciente, encontrando respostas para superar suas dores e questões internas.

É trabalho do psicanalista adentra o plano inconsciente do paciente e trazer sonhos, lembranças e símbolos, com uso de técnicas. Todo esse processo é benéfico o paciente, que compreende melhor a si mesmo e, com o tempo, se torna apto a superar traumas, dores, medos e outros tipos de transtornos.


ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM PSICANALISTA:

O psicanalista atua com três tipos de tratamento: individual, grupos e instituições.

Nos atendimentos individuais, o foco está na análise de visão de mundo da pessoa, que deverá ser estimulada ao relato de seus sentimentos, dúvidas e traumas.

Em grupos, o psicanalista irá trabalhar ideias e relacionar as experiências de cada indivíduo de maneira conciliada, tendo como foco o identificação de vontades intrínsecas e de desejos reprimidos pelos participantes das sessões.

Já nas instituições, o profissional da psicanálise seguirá um plano de trabalho, uma vez que estará representando os serviços de uma empresa ou entidade de acordo com seus padrões e políticas.

Depois de estudar todas essas questões, o psicanalista indicará o tipo de tratamento mais adequado em função de suas interpretações psíquicas e do comportamento que o indivíduo apresentou durante as sessões, que devem ser através de métodos terapêuticos.

E por fim, o psicanalista acompanhará a evolução do tratamento e constatará a saúde mental e emocional do indivíduo analisado, algo extremamente importante para que a psicanálise, de fato, promova benefícios na vida das pessoas.

Viu como o trabalho do psicanalista tem várias etapas, aplicações e técnicas que exigem preparado e capacitação?